Loading...

Flora intestinal – a limpeza pós antibióticos

A toma de antibióticos deve ser feito de forma ponderada, exclusivamente por receita médica e quando estritamente necessário.

Após ter terminado a toma dos referidos antibióticos, deverá proceder a medidas que reforcem a flora intestinal, principalmente quando se recorre ao uso de antibióticos de largo espectro.

Uma investigação publicada no European Journal of Cancer traz conclusões que nos alerta de novo para os perigos do uso recorrente de antibióticos. Foram avaliados dados de mais de 125 mil pacientes com cancro e mais de 490 mil controlos saudáveis. Os casos de existência de cancro familiar foram excluídos.

Acima de 5 ciclos de antibioterapia foram encontradas associações. O uso de penicilina foi associado a maior risco de cancro do esófago, estômago e pâncreas. Quanto maior o número de ciclos de antibiótico feito, maior foi a relação encontrada. O risco de cancro do pulmão aumentou com o uso de penicilina, cefalosporinas e macrólidos. O risco de cancro da próstata aumentou com o uso de penicilina, quinolonas, sulfonamidas e tetraciclinas. Não se encontrou associação com o uso de antivíricos ou antifúngicos.

Portanto, a exposição repetida e continuada a certos antibióticos parece ser prejudicial e estar associada a aumento de risco de cancros talvez por interferência da flora intestinal que fica prejudicada com estes tratamentos. Use antibióticos mesmo só quando é necessário. 

A máxima de que tudo que é em excesso faz mal, faz ainda mais sentido quando se fala de medicamentos.

A flora intestinal é o conjunto de microorganismos habitantes normais do intestino humano – intestino delgado e cólon. Estimam-se em cerca de 500 milhões e têm um peso entre 1 a 2 kg. A flora intestinal é constituída por múltiplas espécies de bactérias e alguns fungos.
De entre as bactérias podemos distinguir dois tipos:

  • As bactérias saprófitas, compostas essencialmente por Lactobacilus acidofilos e Bifidobactérias, de quem dependem os múltiplos efeitos benéficos da flora intestinal. As bactérias passageiras, compostas por uma grande variedade de estirpes e que, em condições ideais de saúde devem existir em pequena quantidade.
  • A flora intestinal depende para a sua sobrevivência da existência de quantidades assinaláveis de fibras solúveis no conteúdo alimentar.

A partir das fibras hidrossolúveis a flora intestinal é determinante para a imunomodulação, a produção de vitaminas B e K bem como de ácidos gordos de cadeia leve que participam na manutenção da integridade da mucosa intestinal. É necessário que a flora intestinal seja suficientemente rica em bactérias acidófilas e bifidobactérias para poder cumprir estas funções.
As bactérias da flora saprófita produzem no decurso do seu processo metabólico ácidos gordos de cadeia curta – ácido butírico, ácido propiónico e ácido acético – que são utilizados como nutriente pelas células da mucosa intestinal. Desta forma, a integridade da mucosa intestinal depende da existência em quantidade suficiente destes ácidos gordos produzidos pela flora intestinal.
Os doentes submetidos a terapêutica antibiótica recorrente, as pessoas cuja alimentação não é suficientemente rica em fruto-oligossacáridos, os doentes do foro inflamatório intestinal, os doentes com terapêutica antiácida, entre outros, têm alterações na composição da sua flora intestinal com insuficiência de flora saprófita e, frequentemente, desenvolvimento de flora patogénica, leveduras, fungos e parasitas. 
Estas condições favorecem a sobrestimulação imunitária das doenças alérgicas e autoimunes, bem como o desenvolvimento da síndrome de hiperpermeabilidade intestinal e a fragilização da normal capacidade de absorção nutricional. O estudo da flora intestinal é da maior importância para possibilitar a terapêutica correctora – repositora, antifúngica ou antiparasitária – com o objectivo de possibilitar o restabelecimento da integridade da mucosa e da absorção intestinal fisiológica.

O seu bem estar começa nas suas opções.

Na Bioneoclinic promovemos a saúde a partir de dentro, por isso conheça as nossas opções para reforço da flora intestinal e limpeza do organismo.

Ligue 29165277 e agende já a sua consulta ou fale com um dos técnicos para esclarecimento de dúvidas.